É tão antiga quanto a humanidade. Pode-se dizer que ela existe desde quando o primeiro homem pressionou e massageou seu corpo instintivamente ao sentir dor.
Todo conhecimento, bases filosóficas, ciência do diagnóstico e tratamento por meios de agulhas e moxas, foram transmitidos por meio oral.
Medicina Tradicional Chinesa
Acupuntura
A acupuntura é um recurso terapêutico chinês que visa o fortalecimento, harmonização e equilíbrio dinâmico do organismo, prevenindo e auxiliando no tratamendo de algumas doenças, por meio da inserção de agulhas nos ”acupontos“ energéticos.
Pode ser usada em inúmeras áreas e situações como:
-
Estresse, ansiedade, fadiga e irritabilidade
-
Melhora no sistema imunológico e metabólico
-
Melhora do sono, disposição
-
Reduzir tensão e contratura muscular, dores (artrites, ciáticas)
-
Melhora do sistema respiratório (rinite, sinusite, resfriado, asma)
-
Melhorar condições estéticas (marcas de expressão, celulites, redução de peso, flacidez)
-
Auxilia o sistema gastrointestinal (constipação, queimação no estômago)
-
Melhora das dores de cabeça


Os acupontos são pontos situados na superfície do corpo onde o Qi dos órgãos internos dos meridianos flui, transmite, despeja, permeia e irriga, tendo como função comunicar o meio interno com o externo e fazer a propulsão da circulação energética, além de transmitir e despejar Qi e sangue. Quando inserimos a aguha nesses pontos e estimulamos, a informação vai para o cérebro, desencadeando diferentes reações hormonais e substanciais no organismo.


A técnica consiste na liberação da energia estagnada no tecido conjuntivo (entre a pele e os músculos), liberando as fáscias, aumentando a irrigação tecidual e a oxigenação, reduzindo os sintomas de dor, além de auxiliar na desintoxicação do organismo.
VENTOSA TERAPIA
Dependendo do local, a sua aplicação gera efeitos em diversos níveis:
- Efeito geral: Purificação do Sangue, melhora das funções circulatórias, linfáticas e regularização do sistema nervoso autônomo.
- Efeito sobre a pele: Estímulo físico nas raízes dos pelos e na dilatação dos vasos, ativa o metabolismo no tecido cutâneo, melhorando também o funcionamento das glândulas sebáceas e sudoríparas.
- Efeito sobre o músculo: A dilatação dos vasos facilita o fluxo de sangue nos músculos, aumentando a nutrição dos mesmos, removendo o sangue congestionado e proporcionando o relaxamento muscular.
- Efeitos sobre a articulação: promovem o melhor fluxo no interior da articulação, aumentando o desempenho da secreção dos fluidos sinoviais.
- Efeitos hematológicos: Devido a força de tração o fluxo nas artérias e veias aumenta, liberando os bloqueios ou congestões, interromper o extravasamento inflamatório dos fluidos dos tecidos. Promove o aumento das células brancas evermelhas e transforma o sangue ácido em alcalino ou neutro, purificando o sangue.
- Efeitos sobre o sistema nervoso: Estimula as papilas sensitivas da pele não somente na região aplicada, mas por todo o local onde o nervo se estende.